quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Acabou a invencibilidade do Flamengo. Depois de 10 jogos invicto pelo brasileirão, o time perde para o Barueri no momento em que toda a sua torcida esperava mais um triunfo. Além de não entrar no tão sonhado G-4, o Flamengo ainda foi ultrapassado pelo Cruzeiro no número de vitórias.

O fato é que por melhor momento que o Fla atravessasse, uma hora o time ia perder. E como faz costumeiramente, o rubro-negro acaba fazendo grandes exibições, vencendo partidas contras os times de maior expressão - São Paulo e Palmeiras são exemplos - e por outro lado, acaba não apresentando o mesmo futebol contra equipes menores.

Assim como o próprio Andrade disse, essa derrota não estava programada. Mas como vencer uma partida apresentando um péssimo futebol? Contra o Botafogo o time também jogou mal, mas venceu, graças a um lance brilhante de Adriano. Mas ontem nem isso aconteceu.

O Barueri merece todos os méritos, pois forçou uma marcação que deixou o Fla sempre recuando a bola e dando chutão pra frente. E o clube paulista só não fez mais gols por conta de boas defesas de Bruno e também porque não atacou mais. Afinal de contas o Barueri não teve dificuldades em atacar o Flamengo.

Por outro lado, a escalação inicial do Flamengo não foi das melhores. Querendo ou não, Andrade mexeu no estilo da equipe ao entrar com 4 volantes. Seria mais fácil colocar um meia, o Erick Flores e 2 atacantes. Mas independente da escalação, o time não rendeu o esperado, e dois jogadores demonstraram estar fora de sintonia com a equipe: Dênis Marques e Juan.

Vale ressaltar que os laterais do Flamengo há tempos não fazem uma boa exibição. Léo Moura e Juan não são nem sombra daqueles laterais que outrora foram os melhores do campeonato. Ambos precisam melhorar bastante, pois são peças importantes no time.

Muito se comemorou sobre a volta da dupla de zaga titular pro jogo de ontem. Mas os dois gols tiveram participação dessa dupla de zaga. No 1° gol o Álvaro foi afoito na marcação e acabou tomando um chapéu do adversário. No 2° gol o Angelimestava marcando o Ewerton que tabelou e saiu sozinho na frente do goleiro Bruno, sem a marcação do zagueiro que deveria ter acompanhado.

O Flamengo errou muitos passes. E nas confições do jogo, com o time preso na boa marcação do Barueri, a bola parada poderia ter sido a melhor jogada a ser buscada pelo Flamengo. Mas nem nesse quesito o rubro-negro foi bem. Os escanteios foram todos mal batidos, sempre na primeira trave e de forma rasteira, dando nos pés do defensor adversário.

É óbvio que o time sentiu a falta de Pet, mas isso não é descupa pela derrota. Aliás, tendo em vista que o Pet já está com 37 anos e próximo de encerrar a carreira, o Flamengo já deveria estar pensando num jogador para ocupar a vaga que será deixada pelo Pet. Pois antes de sua chegada, o Fla há tempos precisava de um 'camisa 10' que não chegava. Encontrou o Pet, digamos que até por acaso.

Ainda bem que o time do Flamengo, mesmo com 10 jogos sem perder, manteve a humildade e não falou em título, dando um passo de cada vez. Se não fosse assim, hoje estariam sendo massacrados pela mídia e por torcedores rivais. Era sabido que nada seria - nem será daqui da frente - fácil e que as dificuldades iriam aumentar. Daqui pra frente vai ser uma decisão atrás da outra.

Claro que nada está perdido. Para o título, é bom o Flamengo continuar sem pronunciá-lo, pois tem equipes em melhores condições de disputá-lo. Mas a briga pelo G-4 continua e outras equipes irão tropeçar nas últimas rodadas e as posições ainda irão se alternar.

Mas o Flamengo terá que se redimir de suas duas últimas apresentações se quiser almejar um bom lugar no término do campeonato. A equipe não pode perder o foco e terá que se superar mesmo com a ausênia de um ou outro jogador importante.

Ah, não podendo se esquecer de um ponto positivo pro Flamengo: a torcida. Realmente é impressionante a presença dos torcedores do Flamengo pelos estádio do país. E pro jogo de sábado, em dois foram vendidos 35 mil ingressos. Será que essa derrota irá desanimar a torcida? Acredito que não.

Por Rudney Guimarães

terça-feira, 27 de outubro de 2009



O técnico Dunga convocou hoje 23 jogadores para os amistosos contra a Inglaterra e Omã, dias 14 e 17 de novembro, respectivamente. Na lista ficaram de fora os jogadores que atuam no Brasil e que ultimamente vêm fazendo parte das convocações do treinador.

Ao analisar o nome dos jogadores a cada convocação, fica claro que Dunga já tem uma 'espinha dorsal' montada. A lateral esquerda é o setor que parece mais preocupar Dunga e até o momento está até o momento sem dono. Daí a convocação de Michel Bastos e Fábio Aurélio. Talvez esse seja o único setor onde poderá haver surpresa na convocação final.

Todos sabem que os amistosos são importantes para a preparação de uma seleção. Em alguns amistosos, a depender do adversário, o jogo acaba sendo um atrativo, o que não se pode dizer no confronto da seleção brasileira e a seleção de Omã.

Em se tratando de uma reta final de Campeonato Brasileiro, Dunga acertou no planejamento em que se deixou de fora os jogadores que atuam aqui no Brasil. E nessa altura do campeonato, numa reta final que promete ser eletrizante, o torcedor pouco se importa com 'meros amistosos' da seleção e quer ver o craque do seu time atuando pelo clube.

Na convocação para as duas últimas rodadas das eliminatórias, muitos torcedores não gostaram do fato de ter seus respectivos clubes desfalcados. Mas naquele momento Dunga se ausentara de culpa, afinal o calendário brasileiro é que possui falhas, pois em semana de jogos de seleção o campeonato brasileiro não para, porém, deveria.

Em suma, os amistosos - repito - serão importantes para que Dunga possa tirar possíveis dúvidas que ainda rondam sua cabeça. No mais, o torcedor brasileiro no momento está focado no brasileirão e a seleção com certeza está em segundo plano. Essa convocação só empolgou àqueles que foram lembrados pelo treinador e que levarão os últimos amistosos do ano como jogos de Copa do mundo, pare que no ano que vem possam disputá-la de fato.

Por Rudney Guimarães

domingo, 25 de outubro de 2009


Há algumas rodadas atrás o Palmeiras liderava o brasileirão com uma certa folga. Hoje, após os resultados da 31ª rodada, o time de Muricy sente a pressão de vários clubes que, ao contrário do próprio Palmeiras, venceram seus jogos e diminuíram a vantagem do clube paulista.

Enquanto Goiás e Grêmio caíram de produção, Flamengo e Cruzeiro vão vencendo e encostando no pelotão de frente. São Paulo e Inter se recuperaram e o Atlético Mineiro agora é vice-líder. Desta forma, Palmeiras, Atlético Mineiro, Inter, São Paulo, Flamengo e Cruzeiro surgem como fortes candidatos ao título. O Goiás pode voltar a sonhar caso reaja na próxima rodada, quando enfrenta o Palmeiras.

Assim como o Flamengo (10 jogos sem perder), o Cruzeiro mostra uma boa recuperação no campeonato, e ao bom estilo mineiro, vem chegando de mansinho, e já aparece na 6ª colocação. Além do mais, o Cruzeiro é o único clube que não vai enfrentar clubes que brigam pelo título. Ao invés disso, o clube mineiro vai enfrentar 3 clubes que estão brigando pra não cair, e dos 7 jogos restantes, 4 são em casa, podendo assim pintar como surpresa nas primeiras posições.


Já o Atlético Mineiro, clube mais carente do título brasileiro (ganhou na 1ª edição, em 1971), vai enfrentar 3 clubes que brigam com ele pelo título - Flamengo, Inter e Palmeiras. Uma vantagem teórica é que o galo enfrenta Flamengo e Inter em casa. Nesses 3 confrontos, algum clube pode dar adeus ao título ou ficar mais próximo dele.


O Sport está de baixo da tabela, e luta pra não cair. Mas o time pernambucano irá enfrentar 4 dos 6 primeiros colocados no momento, podendo desta forma atrapalhar alguém nessa reta final. E o Corinthians, que há muito tempo está de 'férias' no campeonato, terá pela frente 3 jogos contra Flamengo, Atlético Mineiro e Palmeiras.


O que se pode esperar é uma reta final de campeonato muito disputada e com grandes espetáculos nos confrontos envolvendo os times que brigam pelo título. Ainda há tempo para reviravolta e uma troca de posições entre os 6 ou 7 primeiros é previsível. Será o fim de campeonato mais eletrizante da era dos pontos corridos. Graças ao Palmeiras, que após 4 jogos sem vencer, deu ânimo e gás pra que as demais equipes se entusiasmassem no campeonato. Por enquanto está tudo indefinido e a briga pelo título vai ser boa.


Por Rudney Guimarães

segunda-feira, 19 de outubro de 2009



A arrancada do Flamengo vem sendo espetacular. O clube chegou à marca de 9 jogos de invencibilidade e já figura como real postulante a uma das vagas para a Libertadores do ano que vem. Pensar em título? O próprio Andrade diz que não. E assim o Flamengo vai chegando ao pelotão de cima de mansinho, vivendo o presente e lutando jogo a jogo para que consiga uma recompensa no futuro.

Sem dúvida a contratação de Maldonado e Álvaro foram muito importantes para fortalecer o elenco. O time ficou mais incorpado, e Andrade conseguir dar um padrão de jogo a ele, e o entrosamento vai ficando evidente nos jogos do Flamengo. O time ainda conta com Adriano, que vem fazendo gols e comandando o ataque rubro-negro. mas sem dúvida a figura mais notável no momento é o Petkovic. Aos 37 anos, o jogador deixou todos que duvidavam do êxito da sua contratação com um enorme prazer em vê-lo jogar.


Petkovic confessa que o futebol que ele próprio vem apresentando está surpreendendo a si próprio. O jogador vem desequilibrando nos jogos e sem dúvida é o camisa 10 que o Flamengo precisava, apesar do jogador atualmente jogar com a 43. Pet sempre foi idolatrado pelos flamenguistas e apesar de ter rodado por outros clubes, o jogador sempre mostrou identificação com o Flamengo. Aliás, esse foi um ponto fundamental para que o jogador pudesse obter sucesso na sua nova passagem pelo Flamengo. Sem boas passagens por Santos, Goiás e Atlético Mineiro, Petkovic encontra no clube carioca novamente uma boa fase, e que a idade pouco importa pra quem realmente tem talento.

Independemente do final do campeonato para o Flamengo, Petkovic já mostrou que seu talento é indiscutível e que sua contratação não foi apenas uma jogada financeira/econômica do clube. O gringo está dando muitos mais frutos. Contratado em maio, Pet começou ficando no banco e logo conseguiu um lugar na equipe titular, com méritos. Com os 2 gols contra o Palmeiras, Pet chegou aos 6 gols no campeonato, igualando a alguns ataques de ofício, como Kléber do Cruzeiro, Dagoberto e Borges do São Paulo.

Alguns jornais de seu país de origem, a Sérvia, se renderam ao talento do meio deram destaque à sua boa fase no Flamengo. O futebol apresentado por Pet é uma prova de que a idade pode influenciar na condição física, mas não na técnica, na habilidade, pois isso ele tem de sobra. Quem não se lembra de Romário, artilheiro do campeonato brasileiro aos 39 anos de idade?

Petkovic ignorou os críticos e incrédulos e deu uma prova de que quem mostra vontade e dedicação, consegue bons resultados. E a torcida do Flamengo está em estado de graça com suas atuações. Mas sem dúvida alguma, ver um jogador apresentar um bom futebol aos 37 anos, encanta qualquer torcedor.

Por Rudney Guimarães

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Faltando apenas 9 rodadas para o fim do campeonato brasileiro, o equilíbrio entre os clubes continua. Equilíbrio relativo à posição/número de pontos que cada clube conquista no decorrer das rodadas. Fato que resume bem a competitividade do brasileirão de pontos corridos. Apesar dos 5 pontos de vantagem até o momento do líder Palmeiras, nada pode ser descartado nessa reta final.

Um dos fatos que ajudam a justificar o equilíbrio é a falta de regularidade dos clubes. Essa regularidade é perdida ao longo do campeonato dcvido a diversos fatores. Contusões, suspensões, perda de jogadores na janela internacional, disputa de outros campeonatos paralelamente são motivos que fazem um clube perder uma boa sequência de jogos.

O Atlético Mineiro, que liderou o campeonato por diversas rodadas é um bom exemplo. Perdeu pontos importantes quando concorrentes diretos deram chances pra que os ultrapassasse. Assim como o Inter, citado por muitos no início do campeonato como um dos favoritos e que recentemente optou por demitir Tite devido à baixa no rendimento da equipe.

Flamengo e Cruzeiro finalmente se mostraram dispostos no campeonato e, só não estão em posições melhores devido ao ruim início de campeonato de ambas as equipes. Porém os dois clubes aparecem na briga por uma vaga na Libertadores. Se as próximas rodadas forem semelhantes às ultimas rodadas que todos presenciaram, essas equipes podem figurar entres os 4 primeiros, roubando vagas dos que patinam na parte de cima da tabela. Ou as equipes de cima podem acordar e recuperar o fôlego para seguir bem até o final.

Um bom planejamento para um campeonato longo como o brasileirão é muito importante para auxiliar um clube rumo ao êxito. Agora, faltando 9 rodadas, a força e a superação irão falar mais alto, representadas pela determinação dos jogadores em campo. Alguma surpresa poderá acontecer até dezembro, seja na briga pelo título, Libertadores e/ou rebaixamento. A reta final do campeonato de 2009 surge como uma das mais disputadas na era dos pontos corridos, um prêmio (carregado de emoção e aflição) para o torcedor.

Por Rudney Guimarães