sábado, 25 de abril de 2009



No domingo acontecerá o primeiro jogo da final do Campeonto Carioca 2009. Flamengo e Botafogo duelam pelo terceiro ano seguido numa final de estadual, o que fez acirrar ainda mais a rivalidade entre os dois times. E quem vai levar a melhor nessa?

Pode-se fazer uma análise em diversos aspectos. Um deles diz respeito aos jogadores que compõem cada equipe. Ambas possuem bons nomes, porém o Flamengo tem um banco de reservas com mais opções e melhores nomes do que o Botafogo. O segundo aspecto é o momento de cada time. O Flamengo vem da conquista da Taça Rio, sobre o próprio Botafogo, e pode-se afirmar que está num melhor momento.

Outros aspectos, por hora não são tão consideráveis. Sabe-se que a torcida do Flamengo sempre aparece em maior número que os rivais, e que ela empurra o time rumo às vitórias. Mas não pode ser considerado um fator decisivo, tendo em vista os últimos fiascos do Flamengo dentro do Maracanã, lotado de flamenguistas.

Há sempre aquela cautela entre os clubes na hora de apontar um favorito. Um joga pro outro o favoritismo em campo. E levando em conta o ditado 'clássico é clássico', é esperar pra ver se o bom momento do Flamengo é confirmado, ou se o Botafogo irá mostrar superação e desbancar o atual (considerado por muitos) favorito. Além do mais, o Botafogo tenta escapar de mais um vice. Porém cabe ressaltar que alguém será tri-vice. Ou o Botafogo, ou o Cuca, por ter perdido os últimos campeonatos comandando o prórpio Botafogo.

Analisando tecnicamente os dois times

Flamengo

- No gol está bem servido. Bruno é uma das referências do time e sua qualidade é inquestionável.
- A zaga, apesar de ter Fábio Luciano e Ronaldo Angelim acima dos 30 anos, se mantém sólida e não toma gol desde o último jogo do time na Taça Rio, contra o Fluminense.
- O meio campo sofre constantes mudanças, variando de acordo com o adversário. Mas a qualidade de alguns jogadores pode sobressair no clássico. Kléberson vez em quando desencanta e faz uma boa apresentação, e além do mais é experiente. Já Erick Flores vem agradando quando tem a oportunidade de entrar.
- O ataque do Flamengo pode ainda é uma incógnita. Emerson fez quatro gols no coletivo de quinta feira e está cotado pra ser titular. Já Josiel tem 11 gols no campeonato, mas isso não garante a sua titularidade.

Botafogo

- No gol está o jovem Renan, que faz boas apresentações, mas que não tem tanta segurança como o goleiro Bruno.
- O setor defensivo ainda não mostrou confiança, apesar de ter o excelente zagueiro Juninho.
- O meio campo é aguerrido e tem o Leandro Guerreiro como o chefe do setor.
- O ataque do Botafogo é um dos pontos fortes da equipe. A trinca com Maicosuel, Reinaldo e Vítor Simões tem velocidade e habilidade.

Resta saber qual a postura que os dois times vão entrar em campo. Será que o Flamengo vai partir pra cima e tentar abrir vantagem logo no primeiro jogo?
E o Botafogo, vai entrar recuado e jogando nos contra-ataques como fez na decisão da Taça Rio?

Veja a Ficha Técnica do Jogo


Por Rudney Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário