quinta-feira, 11 de junho de 2009


Desde a Copa do mundo de 2002 que a Seleção Brasileira de Futebol procura jogadores capazes de ocupar as posições deixadas por Cafu e Roberto Carlos. De lá pra cá, diversos jogadores foram convocados para as posições nas laterais - direita e esquerda. Porém, nenhum deles conseguia se firmar. Simplesmente não convenciam, não transmitiam confiança, tampouco demonstraram capacidade técnica para ocupar essas posições carentes.

Agora, na era Dunga, o problema parece ter sido resolvido. Dunga diz ter bons laterais, os quais estão deixando uma boa impressão ao defender a Seleção. Nas últimas convocações, Kléber (Internacional) e Marcelo (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona) e Maicon (inter de Milão) foram os escolhidos, e acabaram passando por um revezamento nos jogos da Seleção.

Ao que parece, Kléber e Daniel Alves acabaram convencendo o treinador da Seleção. Na minha opinião, a escolha pelo lateral direito (Daniel Alves) foi acertada. O jogador além de ter tido uma excelente temporada no Barcelona, conquistando a Copa do Campeões e o Campeonato Espanhol, vem mostrando muita dedicação ao defender a Seleção Brasileira. Observando os últimos jogos do Brasil, contra Uruguai e Paraguai, foi perceptível o bom desempenho do jogador. Com velocidade, força e garra, Daniel Alves deixou boas impressões, e pode carimbar seu passaporte pra Copa do Mundo de 2010. Basta manter a regularidade nas suas atuações na Copa das Confederações e no restante das eliminatórias. Só depende dele.

Por outro lado, a lateral esquerda (ao meu ver) não vem tendo o mesmo desempenho da direita. Kléber não me agrada. É extremamente lento, parece inoperante em campo, e não mostra muito além de 'receber e devolver' a bola. Não é agressivo como o Daniel Alves, raramente vai à linha de fundo. Entretanto ainda não comprometeu quando teve que ajudar na defesa. Mas não passa de um jogador discreto em campo. Acho que o Marcelo faria melhor o trabalho na lateral esquerda. Embora ele não tenha sido relcionado na última convocação.

Dunga parece apostar em Kléber e Daniel Alves, acabando assim com a busca pelas vagas das laterais que até então parecia ser uma coisa muito difícil. Sabe-se que bons laterais não se encontram com facilidade, ainda mais bons laterais a nível de Seleção. O fato é que a manutenção dos jogadores supracitados pode dar a eles uma adaptação, um ritmo de Seleção que pode auxiliá-los, pois com a sequência de convocações, a confiança tende a ajudar nas exibições dentro de campo. Vamos acompanhar.

Rudney Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário