sábado, 9 de maio de 2009


O Campeonato Brasileiro de 2009 começa hoje e a expectativa é que teremos melhores jogos do que em anos anteriores. Uma das grandes causas para isso é que os bons jogadores do país estão sendo mantidos nos seu clubes, em sua grande maioria por conta da crise mundial.

Se por um lado isso diminuiu a receita dos times brasileiros, por outro possibilitou o fortalecimento das equipes, onde muitas tiveram a base mantida e outras se beneficiaram com o repatriamento de jogadores.

A falta de receita para esse ano e o já fraco poder de compra dos times brasileiros, aparentemente, seria um empecilho para que os clubes reforçassem suas equipes. Mas, seja através de empréstimo de jogadores, de auxílio de grupo de investidores ou troca de atletas, as equipes brasileiras conseguiram uma maneira de driblar a crise e ainda por cima tirar proveito dela.

Podemos citar uma série de boas contratações feitas pelos times brasileiros, como Washington, pelo São Paulo; Diego Tardelli, pelo Atlético Mineiro; Kleber, pelo Cruzeiro; Alex Mineiro, pelo Grêmio; a volta de Thiago Neves, para o Fluminense; Ronaldo, pelo Corinthians; Adriano, pelo Flamengo e outros tantos.

O reflexo dessa conjunção de fatores tem sido as campanhas dos grandes times nos campeonatos regionais e na Libertadores. Nos Estaduais, poucas zebras aconteceram e os times que contrataram bem, chegaram até as finais dos seus campeonatos. Já na libertadores, todos os times brasileiros passaram para a fase seguinte, tendo campanha bem superior a dos times Argentinos, por exemplo.

A simples constatação que se pode ter do momento dos grandes times do Brasil é de que temos todas as chances de ter um brasileirão melhor, com jogos melhores de se ver. Apesar do equilíbrio do campeonato do ano passado, não tivemos partidas brilhantes como em outras épocas.

Infelizmente, por outro lado, temos a consciência de que essa melhora do plantel dos times não é fruto de administrações melhores e, sim, muito mais por conta de um momento de mercado. Se os clubes se beneficiarão dessa conjuntura momentânea, mantendo os bons jogadores no futuro, não se sabe – até porque, no mês de agosto, será aberta a janela de transferência para o exterior. Mas o que se comemora, e o que se cria expectativa, é de uma provável melhora no futebol do país, pelo tempo que durar. Ainda assim, as torcidas agradecem, pelo prazer de voltar a ver bons jogos, mesmo que motivado pela situação econômica mundial.

Por Danniel Olímpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário