terça-feira, 12 de maio de 2009



O jejum no futebol é algo que incomoda, porém trata-se de uma coisa normal. Ao observar as estatísticas do campeonato brasileiro desde o seu início, percebe-se que vários times tradicionais estão 'na fila' há muitos anos.

O longo período sem títulos incomoda principalmente os torcedores. E mais que isso, acaba por influenciar na formação de novos torcedores. Quantos torcedores simpatizaram e resolveram torcer para o Flamengo na década de 80, quando o clube conquistou 4 títulos em 8 disputados? Claro que este é apenas um dos motivos que pesa na escolha de um time pra torcer, mas um longo jejum de títulos não é coisa que agrade a ninguém.

A falta de titulos por um longo período de tempo é universal. Em qualquer país, em qualquer campeonato, sempre vai haver algum clube tradicional sofrendo com jejum de títulos. Na Inglaterra por exemplo, o Liverpool não conquista o campeonato inglês desde a temporada 89/90. E o atual bicampeão, o Manchester United já ficou 41 anos sem ganhar o mesmo campeonato.

E no Brasil, você sabe que clube detém o maior jejum atualmente? E qual time levou mais tempo pra ganhar o primeiro título do brasileirão?

O clube com mais tempo 'na fila' é o Atlético Mineiro, o campeão da primeira edição, realizada em 1971. De lá pra cá o Atlético-MG chegou 3 vezes à final, não obtendo sucesso. São 38 anos de jejum.

Logo após está o Guarani, campeão em 78. São 31 anos de jejum, que não será quebrado esse ano, pois a equipe encontra-se na série B do brasileirão.

O Internacional, considerado por muitos, o melhor time na atualidade, está há exatos 30 anos sem conquistar o campeonato brasileiro. Depois de 3 títulos entre 75 e 79, o time gaúcho perdeu duas finais seguidas para Flamengo e Bahia, em 87 e 88 respectivamente. E na era dos pontos corridos, o Inter ficou na segunda colocação nos anos de 2005 e 2006.

Três clubes amargam o jejum de títulos desde a década de 80. O Fluminense, após ganhar o título de 1984, não conseguiu até o corrente ano, levantar novamente a taça. Amarga 25 anos sem o principal título do país. O Coritiba, ganhou um ano após o Fluminense, e também não conseguiu repetir o feito até hoje. Já são 24 anos de jejum. O Sport conquistou o campeonato de 87, discutido até hoje*, e está há 22 anos 'na fila'. O Bahia, hoje na segunda divisão, vem de um jejum de 21 anos, após a conquista de 88.

Sem dúvida, o time mais cobrado por estar há muito tempo sem um título brasileiro é o Flamengo, devido o tamanho da sua torcida. Após conquistar o seu quinto título em 92, o clube carioca não conseguiu mais brigar pelo título brasileiro, e amarga 17 anos de jejum.

Completam a lista dos que estão 'na fila' desde a década de 90:
- Palmeiras, com um jejum de 15 anos. Conquistou o último título em 94.
- Botafogo, com um jejum de 14 anos. Conquistou o único título da sua história em 95.
- Grêmio, com um jejum de 13 anos. Conquistou em 96 o seu segundo título brasileiro.


Alguns clubes passaram por longos anos de jejum, porém não faltaram chances pra sairem da fila. O Cruzeiro, foi vice em dois anos seguidos, 74 e 75. E perdeu novamente o título em 99. Conseguiu seu primeiro título em 2003, após um longo jejum de 32 anos. O Santos, obteve um recorde próximo ao do time mineiro. Após perder duas finais, em 83 e 95, o clube finalmente conquistou o campeonato em 2002, quebrando um jejum de 31 anos. O Corinthians levou 19 anos pra conquistar seu primeiro título, em 1990. O Palmeiras após conquistar o bicampeonato em 72-73, teve que lutar por mais 20 anos pra novamente levantar a taça, em 93, completando com o bi em 94. O São Paulo, atual tricampeão, teve um jejum de 15 anos após o título de 91, conquistando então o campeonato de 2006. E o Vasco, após conquistar o título em 74, perdeu duas finais, em 79 e 84. Em 89 o time carioca quebrou o jejum de 15 anos sem conquista.


* O campeonato de 87 é discutido até hoje por ter tido 2 campeões. O Flamengo conquistou a Copa União, o chamado Módulo verde, que reuniu as 20 principais equipes do país. O Sort conquistou o Módulo amarelo e é considerado pela CBF o Campeão brasieiro de 87.

Por Rudney Guimarães

Um comentário:

  1. O tamanho da fila dos outros não importa e ne me encomoda....problema é a nossa fila....heita coisa triste!!!!

    ResponderExcluir