segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Entregar ou não se esforçar?


A rodada de ontem gerou uma garnde discussão após a derrota do São Paulo para o Fluminense. A torcida do São Paulo pedia nas arquibancadas para que o próprio time entregasse o jogo. E o mais curioso é que ela comemorou a cada gol do tricolor carioca.

Aí entra a seguinte questão: o São Paulo entregou o jogo? Não. Apenas não se esforçou o bastante pra ganhar do Fluminense. Entregar o jogo e não se esforçar são coisas totalmente diferentes.

Ao analisar a pontuação de cada clube na tabela, percebe-se que o Fluminense teria (e teve) mais ambição de ganhar, afinal briga pelo título. Já o São Paulo não brigava por Libertadores, tampouco por título. É de certa forma normal não ter a mesma motivação na partida.

Do lado de fora de campo entra a vontade da torcida e a rivalidade com outros clubes. É preferível pros sãopaulinos o Fluminense ser campeão ao arquirrival Corinthians. O pedido de entrega é folclórico, faz parte do torcedor.

Mas a explicação pra toda essa polêmica - que sempre surge faltando 3, 4, 5 rodadas pro fim do campeonato - está no regulamento. Os pontos corridos levam a isso. Há algumas rodadas do término do brasileirão, vários times estarão passeando no campeonato. E sem ter o que disputar, apenas cumprir tabela acaba sendo algo desmotivador. É apenas pra "bater o ponto".

Dizer que um time ou outro entregou o jogo é algo sem nexo. Por outro lado, é espantoso ver um time que não tem mais ambição no campeonato perder uma partida que no fim das contas acaba prejudicando um rival? É algo que imediatamente gera debate. Se o time perder, ele entregou. E se ganhar?

Ano passado disseram que o Corinthians tirou o pé na partida com o Flamengo. Foi exatamente o que aconteceu esse ano. Mas quem não se lembra o trabalho que deu ao time carioca vencer o Grêmio na última rodada? Se o Grêmio empata daria ao rival Inter a chance de ser campeão. A torcida do Grêmio pedia pro time perder o jogo, assim como a do São Paulo no jogo de ontem.

Em pontos corridos sempre haverá especulação sobre entrega de jogo e de mala branca. Um clube perder um jogo e acabar prejudicando um rival em diversas vezes será fruto de coincidência na tabela. E a falta de empenho em alguns jogos será por conta de um time não ter mais o que fazer no campeonato a não ser cumprir tabela.

Se é pra não ter polêmica, que volte o mata-mata.
Por Rudney Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário