segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Um clássico de espectadores

Que a Espanha e o mundo pare para ver o belo futebol do Barcelona, já é sabido. Mas o que não se esperava era que o time madrilenho também parasse para assistir Messi e companhia passearem em campo no clássico Barça e Real.

Real Madrid líder do campeonato, o time fazendo boa temporada ao comando de José Mourinho. Nada disso foi suficiente diante do conjunto do Barcelona, que voou em campo. 5 a 0, fora o show de técnica, aplicação tática e disposição dos jogadores. E, de quebra, ultrapassou o rival, assumindo a liderança do Campeonato Espanhol, agora com 34 pontos, 2 a mais que o time de Madrid.

Muitos podem estar se perguntando o que ocasionou a goleada. A princípio, um Barcelona totalmente ligado e um Real Madrid completamente sonolento. Em segundo, o tipo de marcação feita pela equipe Catalã. O Barcelona tem por característica todos os jogadores ajudando na marcação. O resultado é que o time roubava a bola no meio e saia de trás tabelando com o trio Messi, Iniesta e Xavi, que distribuíam para os atacantes Pedro e Villa, que jogavam abertos pelas pontas. E como, além de ser um time de técnica apurada, a maioria joga há anos juntos. Isso fez com que os erros de jogadas agudas no ataque fossem mínimos, o que acabou resultando na goleada.

O Barcelona leva ao mundo um estilo de jogo interessantíssimo. Joga de forma muito ofensiva, mas com aplicação tática defensiva muito grande por parte de todos jogadores. Os atacantes Pedro e David Villa marcam a saída de bola pelos lados, dificultando o apoio dos laterais adversários. O meio campo marca sob pressão os meias rivais, que ficam sem opção de passe, já que seus laterais estão presos na marcação e o ataque bem marcado. Com isso, o time catalão rapidamente rouba a bola, que é distribuída para um dos seus dois pontas, que a segura até a chegada dos homens de meio que, hora chegam ao ataque como elemento surpresa, hora se colocam na entrada da área pra tabelar. Essa forma colaborativa de jogar proporciona uma gama variada de jogadas porque o time se posiciona muito bem, tanto defensiva, como ofensivamente.

O peso de uma goleada para o Real é muito grande, isso é inegável. Que o time vai ter que ralar muito para estar no nível do Barcelona, também é incontestável. Mas que tem condições pra evoluir muito ainda, tanto com a capacidade do seu elenco, como do seu ótimo técnico, isso também ninguém duvida. Resta saber, quanto tempo irá demorar pra alcançar o nível do Barcelona, que, sem dúvida, atingiu a velocidade da luz.

Por Danniel Olímpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário