domingo, 25 de outubro de 2009


Há algumas rodadas atrás o Palmeiras liderava o brasileirão com uma certa folga. Hoje, após os resultados da 31ª rodada, o time de Muricy sente a pressão de vários clubes que, ao contrário do próprio Palmeiras, venceram seus jogos e diminuíram a vantagem do clube paulista.

Enquanto Goiás e Grêmio caíram de produção, Flamengo e Cruzeiro vão vencendo e encostando no pelotão de frente. São Paulo e Inter se recuperaram e o Atlético Mineiro agora é vice-líder. Desta forma, Palmeiras, Atlético Mineiro, Inter, São Paulo, Flamengo e Cruzeiro surgem como fortes candidatos ao título. O Goiás pode voltar a sonhar caso reaja na próxima rodada, quando enfrenta o Palmeiras.

Assim como o Flamengo (10 jogos sem perder), o Cruzeiro mostra uma boa recuperação no campeonato, e ao bom estilo mineiro, vem chegando de mansinho, e já aparece na 6ª colocação. Além do mais, o Cruzeiro é o único clube que não vai enfrentar clubes que brigam pelo título. Ao invés disso, o clube mineiro vai enfrentar 3 clubes que estão brigando pra não cair, e dos 7 jogos restantes, 4 são em casa, podendo assim pintar como surpresa nas primeiras posições.


Já o Atlético Mineiro, clube mais carente do título brasileiro (ganhou na 1ª edição, em 1971), vai enfrentar 3 clubes que brigam com ele pelo título - Flamengo, Inter e Palmeiras. Uma vantagem teórica é que o galo enfrenta Flamengo e Inter em casa. Nesses 3 confrontos, algum clube pode dar adeus ao título ou ficar mais próximo dele.


O Sport está de baixo da tabela, e luta pra não cair. Mas o time pernambucano irá enfrentar 4 dos 6 primeiros colocados no momento, podendo desta forma atrapalhar alguém nessa reta final. E o Corinthians, que há muito tempo está de 'férias' no campeonato, terá pela frente 3 jogos contra Flamengo, Atlético Mineiro e Palmeiras.


O que se pode esperar é uma reta final de campeonato muito disputada e com grandes espetáculos nos confrontos envolvendo os times que brigam pelo título. Ainda há tempo para reviravolta e uma troca de posições entre os 6 ou 7 primeiros é previsível. Será o fim de campeonato mais eletrizante da era dos pontos corridos. Graças ao Palmeiras, que após 4 jogos sem vencer, deu ânimo e gás pra que as demais equipes se entusiasmassem no campeonato. Por enquanto está tudo indefinido e a briga pelo título vai ser boa.


Por Rudney Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário