terça-feira, 3 de novembro de 2009



Desde que o sistema de pontos corridos foi implantado no principal campeonato do Brasil, talvez esse de 2009 seja o mais equilibrado. Faltam 5 rodadas e a briga pelo título ou a tentativa de fuga do rebaixamento vai mexendo com o sentimento dos torcedores e criando um clima de decisão a cada rodada.

O equilíbrio entre os clubes pode ser argumentado pela irregularidade, pois cada equipe teve um momento de queda de rendimento durante o campeonato. E isso em certo ponto é normal, tendo em vista diversos fatores que ocorrem e que acabam influenciando no desempenho dos times. Contusões, saída de jogadores na janela de transferência internacional são alguns deles.


O fato é que alguns clubes começam bem e depois pioram seus desempenhos. Outros fazem o caminho inverso. Hoje, nota-se que tanto na parte de cima, quanto na parte de baixo, existem clubes que se não tivessem uma queda de rendimento ou deixado escapar pontos considerados mais 'fáceis' ou 'obrigatórios', estariam em melhor situação.


Um ponto negativo nessa corrida dos pontos tão preciosos é o fator "erro de arbritragem". Sem dúvida alguns pontos preciosos se vão devido aos erros de árbritos. É algo que sempre gera reclamação, mas que mesmo assim irá acontecer sempre.


O certo é que os clubes têm que correr em dobro quando se perdem pontos inaceitáveis, como derrotas ou empates em casa, contra times considerados 'pequenos'. E nessa altura do campeoanto não adianta chorar por pontos perdidos. É hora de encarar cada partida como uma verdadeira final. Caso contrário ficará difícil chega a um objetivo.

E neste ano teremos um campeão com o menor número de pontos em relação aos anos anteriores, levando em conta as edições em que 20 clubes disputaram o campeonato - de 2006 pra cá. O São Paulo foi campeão nos anos de 2006, 2007 e 2008 com 78, 77 e 75 pontos respectivamente. Neste ano o tricolor paulista, assim como o Palmeiras - líderes até o momento - só poderão chegar aos 73 pontos, caso vençam as 5 partidas restantes.

Com alguns confrontos diretos e partidas entre times da parte de cima e times que brigam pra não cair, é certo de que uma ou outra surpresa poderá acontecer. Existem os favoritos ao título e ao temido rebaixamento, mas pra quem ainda luta por alguma coisa no campeonato, nada está perdido. Por isso as 5 rodadas finais garantem emoção de sobra para os torcedores. É acompanhar e torcer.

Por Rudney Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário