sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Enfim, de volta.


Saiu hoje pela manhã a convocação da Seleção Brasileira pro amistoso do dia 17 de novembro, contra a eterna rival Argentina. E em meio aos jovens da renovação feita por Mano, um velho conhecido da camisa canarinha está de volta, Ronaldinho Gaúcho.

Alguns comentaristas já se manifestaram dizendo que a convocação de Ronaldinho foi pura jogada de marketing político. Afinal, um amistoso em Doha, no Qatar, contra a Argentina, seria bem mais atrativo a cada grande jogador presente. E em relação à popularidade, Ronaldinho dispensa comentários.

Na entrevista coletiva, Mano relatou que Ronaldinho foi chamado porque pode ser útil. Pensou nele como um jogador de meio, de armação de jogadas, de criatividade. Sabe-se que na Seleção Ronaldinho não costuma ter as mesmas atuações que tem nos clubes, salvo algumas exceções. Porém, a vontade de voltar a jogar pelo Brasil é por si só um grande estímulo para que Ronaldinho faça boas apresentações.

É óbvio que Mano terá que encaixá-lo bem na equipe. Ronaldinho rende muito mais quando escalado na posição certa, a que ele mais se sente à vontade, jogando com liberdade. Mas, o próprio jogador terá que ser mais objetivo do que vinha sendo ultimamente (pela Seleção). O espetáculo faz parte, mas é consequência do jogo, da técnica e habilidade que ele possui, mas jamais será prioridade. Se ele pensar dessa forma, voltará a ter prestígio.

Mas será que Ronaldinho terá condições de se manter na Seleção até 2014? Será que Mano o chamou por uma necessidade momentânea, pelo bom futebol apresentando atualmente no Milan, ou por acreditar que o jogador poderá voltar a ser um grande nome, importante pra Seleção, tão renovada e cheia de jovens?

O fato é que pra torcida, ter Ronaldinho de volta é bom para os olhos, pois trata-se de um ídolo. Mas, para se manter nos planos de Mano Menezes e para voltar a deslumbrar os olhos do torcedor, Ronaldinho Gaúcho terá que ser muito mais que "um rostinho bonito".

Por Rudney Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário