sábado, 23 de outubro de 2010

Cruzeiro x Atlético-MG - Antes do clássico

Possivelmente o torcedor irá ter, neste domingo, um dos maiores jogos entre estas duas equipes nos últimos anos. Tanto pela situação antagônica entre os dois, onde um briga para se manter na ponta e outro contra o rebaixamento, mas também pela quantidade de bons jogadores em campo.

A qualidade ofensiva de jogadores como Gilberto, Montillo e Thiago Ribeiro pelo lado do Cruzeiro e Diego Souza, Obina e Tardelli pelo Atlético, credencia este clássico como um dos grandes clássicos do futebol nacional.

Cruzeiro x Atlético sempre foi um jogo muito brigado, disputado. A magia principal era a rivalidade e essa disputa, que por muitas vezes terminava em uma confusãozinha ou outra. Apesar destes ingredientes permanecerem, o elemento da técnica apurada dos jogadores que entrarão em campo deve ser destacado, pois, diferente de outros anos, neste confronto o Atlético terá jogadores que desequilibram, e não apenas um ou outro como em outras ocasiões. E o Cruzeiro mantém sua tradição de formar grandes equipes, que além de bons jogadores, possui ótimo conjunto.

Óbvio que quando se fala em jogadores como Diego Souza, Obina e Tardelli, deve se destacar o trabalho do técnico Dorival Júnior, outro grande personagem do jogo, que vem fazendo ótimo trabalho de recuperação, fazendo com que estes jogadores voltem a render o esperado.

Apesar disso, ainda não podemos falar que o clássico será equilibrado. Pelo simples fato que o Atlético ainda é um time em transição, está em uma situação complicada na tabela e o Cruzeiro é o time mais organizado deste campeonato, com o maior equilíbrio entre defesa e ataque e ainda terá só seus torcedores no Parque do Sabiá, em Uberlândia - acordo feito entre os dois times, para evitar confronto entre as torcidas (clássico do 1º turno foi só com torcedores altleticanos).

Claro que o Atlético poderá surpreender, se não nos esquecermos da certíssima máxima de que “o futebol é uma caixinha de surpresas”. A questão de um favoritismo para o Cruzeiro talvez não caiba tanto, pela maior organização dada pelo treinador atleticano, principalmente na defesa, e também pela experiência dos homens de frente do Galo, acostumados a conquistas e a grandes jogos.

Portanto, o que se pode dizer é que o Cruzeiro leva a vantagem de ter um time mais organizado, em melhor situação na tabela e por ter toda a torcida a seu favor. Mas, pela quantidade de jogadores que desequilibram de ambos os lados, a questão do favoritismo fica pra próxima.

Por Danniel Olímpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário