domingo, 24 de outubro de 2010

O clássico das reclamações


Vasco e Flamengo fizeram hoje mais um clássico. Um empate acabou sendo justo, mas não o resultado esperado - e necessário - pra nenhum dos dois.

Assim que o jogo começou, o Vasco tomou iniciativa e ficou com maior posse de bola. O time impôs uma marcação adiantada, forçando o adversário a perder a posse de bola. Na frente Eder Luís e Zé Roberto davam boa velocidade na subida ao ataque.

Já o Flamengo estava sem toque de bola, com ataque inoperante, salvo algumas jogadas com Diego Maurício, que, de longe, é o melhor ataque no atual momento do time.

Quando o Flamengo começou a equilibrar o jogo, o Vasco abriu o placar, num lance de azar da zaga rubronegra. Mas o Vasco era mais perigoso ofensivamente. Logo, o gol não foi surpresa.
No segundo tempo o Fla voltou mais disposto e conseguiu o empate, quando já estava com um jogador a mais. Aliás, a expulsão do jogador do Vasco (Dedé) foi bastante reclamada pelos vascaínos. Sem razão. A expulsão foi justa.

Pra quem acompanha jogos do Flamengo neste campeonato, foi perceptível neste jogo, erros frequentes do time durade a competição. Passes errados, marcação ruim, falta de objetividade, e mais uma vez tomando o gol antes de fazer. Então teve que correr atrás do placar, novamente.

O Vasco poderia ter atacado mais após abrir o placar. E na segunda etapa, com um a menos boa parte do tempo, o time jogou defensivamente, não conseguindo nem explorar os contra-ataques.

O Flamengo conseguiu o empate, mas poderia ter virado a partida. O time acabou sendo prejudicado pelas paralizações ocorridas na partida, o que acabou quebrando o ritmo do time na busca de pressionar o adversário.

Foi um clássico tenso, disputado, repleto de reclamações e cartões. Mas tecnicamente deixou um pouco a desejar. Poderia ter tido mais gols e lances perigosos.

A irregularidade do Flamengo é notória. E a impressão que se tem é que o time adversário não precisa se esforçar muito pra fazer gols e/ou ganhar do rubronegro. Isso porque o Flamengo proporciona ao time adversário a oportunidade de dominar a partida e crescer no jogo.

O Flamengo tem seus méritos negativos. Erra muitos passes, é lento na saída de bola, e hoje, explorou pouco o lado direito com Léo Moura. E não acionou muito Diego Maurício. Ele proporcionou as melhores jogadas do time.

E o empate acabou sendo "aceitável" pelo Vasco, devido às circunstâncias do jogo. Apesar da expulsão de um jogador, o time vascaíno não continuou forçando o ataque. E o empate acabou sendo um placar previsível à partir do segundo tempo.

Na quarta-feira o Flamengo encara o Corinthians no Engenhão. Já o Vasco visita o Vitória no Barradão.

Por Rudney Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário